Olá, professoras e professores do Paraná
Acreditamos que a busca e o acesso a formação continuada devem ser considerados como prioridades no processo de aprimoramento de todo profissional. Compreendo essa importância, especialmente para as professoras e professores da Educação Básica, nossa instituição oferece permanentemente e gratuitamente cursos, oficinas, palestras, grupos de estudo por meio de processos de formação continuada presenciais e à distância. Pretendemos, a partir da apropriação de metodologias específicas para o ensino da Arte, contribuir para o debate e a reflexão sobre a prática docente, e assim pensar e propor estratégias de aprimoramento dos fundamentos teóricos, práticos e metodológicos para os profissionais que atuam em todos os componente curriculares da Educação Básica.
Nossas certificações estão pautadas na nova Resolução n.º 5.245/2021 sobre formação continuada SEED, emitidas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – Seed. Com isso, as pontuações são inseridas automaticamente na ficha funcional dos profissionais da rede pública estadual e podem contar para progressão da carreira.
Orientações para INSCRIÇÃO ONLINE:
Para realizar a sua pré-inscrição online: escolha o(s) curso(s) que deseja realizar, clique no título desse(s) curso(s) para abrir o link do formulário, preencha todos os dados solicitados e ao final clique em enviar. Assim que finalizar o período de pré-inscrição entraremos em contato pelo email informado no formulário para confirmar as suas inscrições.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
NA TABELA ABAIXO, ESCOLHA SEU CURSO E INSCREVA-SE CLICANDO NO TÍTULO DO CURSO DESEJADO
ATENÇÃO:
CURSOS DE 8 HORAS
ÚLTIMAS VAGAS! |
Incentivo a leitura e utilização do acervo da biblioteca a partir da contação de histórias e seu papel na formação humana e na formação do leitor. * Profissionais atuantes nas bibliotecas- Agente Educacional II, Administrativo, Secretário. |
2ª feira – noite 01 e 08/08 |
Profª Adriane Zeni | |
ÚLTIMAS VAGAS! |
Incentivo a leitura e utilização do acervo da biblioteca a partir da contação de histórias e seu papel na formação humana e na formação do leitor. * Profissionais atuantes nas bibliotecas- Agente Educacional II, Administrativo, Secretário. |
3ª feira – noite 16 e 23/08 |
Profª Adriane Zeni | |
AUTISMO E DESENHO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO Este curso já iniciou. |
Além de esclarecer o que é o autismo e suas especificidades, a oficina apresentará a produção artística de pessoas autistas e neurodiversas, o desenho e linguagens artísticas e suas relações com o TEA e apresentar ações práticas aplicáveis na inclusão de alunos. *Para Diretor, Diretor auxiliar e Pedagogo. |
2ª feira – tarde 01 e 08/08 |
Profº Fulvio Pacheco | |
AUTISMO E DESENHO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO Garanta sua vaga! |
Além de esclarecer o que é o autismo e suas especificidades, a oficina apresentará a produção artística de pessoas autistas e neurodiversas, o desenho e linguagens artísticas e suas relações com o TEA e apresentar ações práticas aplicáveis na inclusão de alunos. *Para Diretor, Diretor auxiliar e Pedagogo. |
2ª feira – tarde 22 e 29/08 |
Profº Fulvio Pacheco | |
CIANOTIPIA: EXPERIMENTOS FOTOGRÁFICOS |
Produção de imagens através da técnica da cianotipia e sua aplicabilidade em sala de aula. *Para professores. |
3ª feira – tarde 02 e 09/08 |
Profº Murilo Lazarin | |
CIANOTIPIA: EXPERIMENTOS FOTOGRÁFICOS Garanta sua vaga! |
Produção de imagens através da técnica da cianotipia e sua aplicabilidade em sala de aula. *Para professores. |
3ª feira – tarde 23 e 30/08 |
Profº Murilo Lazarin | |
A ARTE DE DAR VOZ: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Quando falamos em deficiência, quais definições vem à sua mente? Neste curso vamos desconstruir o olhar historicamente construído sobre a pessoas com deficiência, buscando compreender a diversidade, suas possibilidades e o poder da Arte no processo de empoderamento e protagonismo destes estudantes. *Para Diretor, Diretor auxiliar, Pedagogo, Professor da Ed. Especial. |
5ª feira – noite 04 e 11/08 |
Profª Diele Santo | |
A ARTE DE DAR VOZ: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Quando falamos em deficiência, quais definições vem à sua mente? Neste curso vamos desconstruir o olhar historicamente construído sobre a pessoas com deficiência, buscando compreender a diversidade, suas possibilidades e o poder da Arte no processo de empoderamento e protagonismo destes estudantes. *Para Diretor, Diretor auxiliar, Pedagogo, Professor da Ed. Especial. |
5ª feira – noite 18 e 25/08 |
Profª Diele Santo |
CURSOS DE 20 HORAS PARA PROFESSORES
INTERVENÇÕES COM CERÂMICA E OS MÓDULOS ESTRUTURAIS ÚLTIMAS VAGAS! Este curso já iniciou. |
Intervenções com Cerâmica e o processo de produção de módulos bi e tridimensionais modelados em argila. Peças bidimensionais para criação de painéis feitos em azulejo Peças tridimensionais para escultura contemporânea. Técnica de modelagem por placas, utilização de engobes, esmaltação vidrada. Alternativas de processos de queima. Estudo de artistas da contemporaneidade. Encaminhamento metodológico para elaboração de trabalhos com aplicabilidade em sala de aula. | 2ª feira – manhã 01/08 a 29/08 | ||
PROCESSOS DE CRIAÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL ÚLTIMAS VAGAS! Este curso já iniciou. |
Os elementos da linguagem teatral, a criação do aluno/ator e as possibilidades metodológicas a partir do teatro. As relações do teatro com outros campos do saber. A consciência do corpo, a percepção do espaço, o imaginário e a capacidade de simbolizar como prática pedagógica. | 2ª feira – noite 01/08 a 29/08 | Profº Felipe Quadra | |
CINEMA NA ESCOLA – UMA ABORDAGEM LÚDICA E FICCIONAL Este curso já iniciou. |
Técnicas básicas de filmagem e produção cinematográfica em sala de aula. Etapas e formação de equipes na criação de curtas metragens. | 3ª feira – noite 02/08 a 30/08 | Profº Murilo Lazarin | |
COMO CRIAR DANÇA NA ESCOLA? IDEIAS E ESTRATÉGIAS | Processo de criação de uma performance em dança: proposição, produção, criação, ensaios e apresentação. Procedimentos de criação artística: composição coreográfica e criação compartilhada. Coreografia, figurino, iluminação, cenografia e sonoplastia. | 4ª feira – noite 03/08 a 31/08 | Profª Daniella Nery | |
ÚLTIMAS VAGAS! |
O corpo enquanto plataforma da ação expressiva circense. A preparação, a segurança, a técnica e a performance. As adaptações pedagógicas aos diferentes contextos. Vivência de bases acrobáticas do solo e do tecido aéreo. | 4ª feira – noite 03/08 a 31/08 | Profº Nilo Netto | |
ELEMENTOS FORMADORES DO SOM E PAISAGEM SONORA | Desenvolver um ouvido ativo, capaz de compreender os sons do mundo é fundamental para o desenvolvimento de uma mente musical. Nesse sentido, essa oficina se propõe em ofertar um espaço para a troca de experiencias de práticas metodológicas ativas em música que proporcionem aos estudantes o desenvolvimento de um “ouvido pensante”. Os professores cursistas entrarão em contato com materiais didáticos, com práticas musicais e terão espaço para discutir sobre silêncios, ruídos e sons musicais e como eles se unem na música. Usando uma linguagem simples, o curso se direciona para professores de todas as áreas, músicos e não músicos. | 4ª feira – noite 03/08 a 31/08 | Profº Ariel Alves | |
NARRATIVAS & POÉTICAS DA CULTURA AFRICANA | Estudo das narrativas dos orixás na mitologia Iorubá e sua presença na produção artística contemporânea. Instrumentalização para o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem a cultura africana e afro-brasileira de acordo com a Lei nº 10.639/03. | 5ª feira – noite 04/08 a 01/09 | Profª Maria Ravazzani | |
INTERVENÇÕES COM CERÂMICA E OS MÓDULOS ESTRUTURAIS ÚLTIMAS VAGAS! |
Intervenções com Cerâmica e o processo de produção de módulos bi e tridimensionais modelados em argila. Peças bidimensionais para criação de painéis feitos em azulejo Peças tridimensionais para escultura contemporânea. Técnica de modelagem por placas, utilização de engobes, esmaltação vidrada. Alternativas de processos de queima. Estudo de artistas da contemporaneidade. Encaminhamento metodológico para elaboração de trabalhos com aplicabilidade em sala de aula. | 6ª feira – tarde 05/08 a 02/09 | Profª Mary Dacól |
CURSOS DE 16 HORAS PARA PROFESSORES
O SOM DAS MORINGAS: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS CERÂMICOS LOTADO! Este curso já iniciou. |
Processo de feitura e confecção uma MORINGA/UDU, enquanto instrumento musical cerâmico de origem Africana. Pesquisa e exploração de diferentes técnicas e estéticas, tantos nas artes visuais quanto na música. Estudo dos grafismos presentes nas culturas indígenas do Brasil. Elementos da música percussiva, dinâmicas e jogos rítmicos com os instrumentos confeccionados durante o curso. | 3ª feira – noite 02/08 a 23/08 | Profs Mary Dacól e Nelson Sebastião |
>
>
>
AVALIAÇÃO DOS CURSOS PARA PROFESSORES 2022
bit.ly/guidocursos2022
.
.
E ai?
.
COMUNICADO AOS PROFESSORES QUE REALIZARAM CURSOS CONOSCO EM 2020
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou a Resolução nº 891/2020 que estabeleceu as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus – COVID19 e suspendeu em março de 2020 o expediente nas instituições de ensino e, por consequência, as atividades do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro e os eventos presenciais de Formação Continuada.
Desta forma, sob a orientação e autorização da Coordenação de Formação Continuada e Logística foram realizadas adequações nas propostas para que os cursistas pudessem receber a certificação via SICAPE da carga horária realizada até o momento que passou a vigorar o Decreto Estadual.
Conforme listagem abaixo, indicamos o número do evento, o título do curso, dia da semana e a carga horária atribuída conforme o número de etapas realizadas em 2020.
EVENTO |
CURSO |
DIA SEMANA |
TURNO |
CARGA HORÁRIA DE CERTIFICAÇÃO |
83255 |
Processos de criação da linguagem teatral |
2ª feira |
Tarde |
12 horas |
83252 |
Contação de Histórias na Escola de Educação Básica |
2ª feira |
Noite |
12 horas |
83260 |
Narrativas & poéticas da cultura africana |
2ª feira |
Noite |
12 horas |
83253 |
Batuque na Escola: Ritmos Populares Afro-brasileiros |
3ª feira |
Noite |
8 horas |
83261 |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
3ª feira |
Noite |
12 horas |
83262 |
Pedagogia do circo |
4ª feira |
Noite |
8 horas |
83256 |
Corpos pensantes: a consciência corporal educador/educando |
4ª feira |
Noite |
8 horas |
83249 |
Jogos sonoros e rítmicos |
5ª feira |
Noite |
8 horas |
83250 |
Fotografia mundial e brasileira |
5ª feira |
Noite |
8 horas |
83254 |
Artes visuais e educação inclusiva: construindo materiais acessíveis |
6ª feira |
Tarde |
8 horas |
83251 A e B |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
2ª feira |
Manhã |
8 horas |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
6ª feira |
Manhã |
||
83263 |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
6ª feira |
Tarde |
8 horas |
**Não são ofertadas certificações parciais. Nossa ação foi uma adequação de proposta possibilitada devido ao período pandêmico. E também não existe possibilidade de reposição para completar as etapas.