Ins
III Convocatória de ARTE POSTAL

Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro

 

O MUNDO E A COVID19

 

REGULAMENTO

    A arte postal é uma “correspondência” com valor artístico que surgiu na década de 1960 como uma alternativa às manifestações e exposições usuais de arte. No Brasil, foi utilizada também como forma de burlar a censura imposta pelo regime ditatorial, assumindo assim, um caráter de conceitualidade.

    É uma forma de livre expressão na qual artista e interessados utilizam os correios ou a Web (Mail Art) para divulgar suas produções visuais e compartilhar suas ideias, sentimentos ou informações, utilizando diversas técnicas e a partir de um tema escolhido pelo organizador. Este faz o chamamento aos participantes através de uma “convocatória”, recebe e expõe todos os trabalhos, sem distinção ou julgamentos. Os postais não são devolvidos e sim incorporados a determinado acervo ou leiloados conforme critérios pré-estabelecidos.

    O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro tem como um dos objetivos, fomentar a arte e a cultura por meio de cursos e eventos para profissionais da educação, estudantes da rede estadual de ensino e para público em geral. Um dos eventos que vêm firmando tradição é a “Convocatória de Arte Postal”, ocorre bienalmente, está em sua 3ª edição. O tema escolhido para este ano não poderia deixar de lado o assunto mais discutido e vivido em 2020: A PANDEMIA DA COVID-19. Para tratar o tema por meio de sua arte, os participantes podem expressar seus sentimentos e a percepção diante da pandemia, as mudanças no cotidiano e nas relações humanas, e também, representar essa situação vislumbrando perspectivas de esperança por dias melhores pós-covid.

    A 3ª CONVOCATÓRIA DE ARTE POSTAL promovida pelo Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro propõe aos artistas e interessados o envio de imagens no formato postal, podendo ser produzidas com técnica livre, enviadas digitalmente e fisicamente, a partir do tema “O MUNDO E A COVID-19”. Os postais digitalizados deverão ser enviados até dia 27 de fevereiro de 2021 pelo formulário disponível no link abaixo e serão catalogados e expostos de forma virtual na GALERIA DE ARTE POSTAL 2020,  no site http://centrodeartesguidoviaro.com.br e em nossa página do facebook http://www.facebook.com/guido.viaro.7 a partir de 17 de dezembro de 2020.

    Ao preencher o formulário o participante também pode indicar que fará o envio posterior do postal físico pelos correios até dia 27 de fevereiro de 2021 para o endereço R. Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia, CEP 82800-230, Curitiba/PR – Brasil, este será exposto a partir de março de 2021 na sede do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, na Cidade de Curitiba, ou assim que o quadro da pandemia permitir.

    Ao fazer o envio da arte postal, o participante está ciente de que a instituição terá plenos direitos sobre a imagem para reprodução, divulgação, exposição, etc., sempre referenciando e respeitando a autoria. Os trabalhos recebidos passarão a fazer parte do Acervo do CECAGV– Curitiba – Paraná – Brasil disponibilizados também para uso educacional e de pesquisa. O CECAGV reserva-se no direito de não exibir as obras com caráter ofensivo.

INFORMAÇÕES PARA ENVIO DIGITAL

    Os postais virtuais deverão ser enviados exclusivamente através do preenchimento do formulário disponível no link https://qrgo.page.link/6yKNG .

    Serão aceitas imagens produzidas digitalmente ou por técnica livre, devendo estas serem digitalizados para o envio. Os arquivos deverão estar em formato JPG, PNG ou PDF, deverão ser enviados em arquivos separados Frente e Verso com resolução de 300dpi e não deverão ultrapassar 3MB cada.

    Certifique-se de preencher corretamente os dados e em caso de dúvida entre em contato através do email artepostal.cecagv@gmail.com.

PARTICIPE!

Curitiba, 25 de novembro de 2020.

Skip to content